top of page

Aprendizagem contínua. Como a Maple Bear desenvolve as habilidades de oralidade nos estudantes, do Early Childhood Education ao High School

Time de Redação


A metodologia canadense adotada pela Maple Bear se sustenta em uma aprendizagem contínua, de modo que os mesmos temas ou áreas de conhecimento são abordados, a cada ano, de forma mais complexa, como em uma espiral ascendente. Isso é chamado de Currículo em Espiral, que pressupõe que qualquer conteúdo seja trabalhado de tempos em tempos, com a intenção de trazer maior complexidade e ampliar o conceito a fim de conectar com outros. O ponto de partida é o conteúdo prévio do aluno.


Early Childhood – show and tell

Show and tell é um componente curricular do programa de English Immersion da Maple Bear. Ele tem o objetivo de encorajar as crianças a se expressarem em inglês, desenvolvendo autoconfiança em relação a uma nova língua. Para isso, elas são estimuladas a escolher um tema de interesse, como acontecimentos domésticos, ou trazer brinquedos de casa para compartilhar com os colegas.  Em círculo, de modo que todos possam se ver, cada criança comenta sobre algum objeto ou acontecimento vivido. É uma forma de começarem a usar as question words (who, what, where, when, why and how) e as modalidades de resposta, de acordo com a pergunta feita por outra criança ou pela professora.  São perguntas sobre cor, forma, tamanho, uso, descrições do objeto e sentimentos associados. Elas são estimuladas a descrever acontecimentos, sensações e emoções que viveram, expandindo, aos poucos, com o apoio da professora, o vocabulário e a capacidade de expressão por meio de frases cada vez mais complexas.


Elementary School – a oralidade no Fundamental I

Um aspecto importante no desenvolvimento de vocabulário é ouvir e praticar novas palavras no contexto.  Os quadros de sentença (sentence frames) fornecem a estrutura de uma sentença e permitem que eles completem com uma palavra nova, sinônimo de outra já conhecida, ou com suas próprias ideias ou informações.  Os professores fazem uso das estruturas de frases como andaimes para envolver os alunos em conversas e ajudá-los a construir um novo vocabulário de maneira significativa. 


Outra prática utilizada no Elementary são os inícios de sentença (sentence stem), que permitem diversos caminhos comunicativos, de forma que os estudantes possam organizar melhor o pensamento. 


É essencial que todos os alunos tenham oportunidade de praticar suas habilidades de linguagem oral em várias situações.  Incentivar discussões e colaborações intencionais por meio de estratégias de conversa com parceiros e diálogos focados no aprendizado permite que os estudantes pratiquem suas habilidades linguísticas em um ambiente seguro e imersivo.


As estratégias de aprendizagem cooperativa buscam criar grupos de habilidades mistas, de modo que os alunos com níveis variados de linguagem e proficiência em inglês interajam entre si, desenvolvendo habilidades de expressão oral em diferentes situações.


Middle Years – a oralidade no Fundamental II

Uma das formas de se trabalhar a oralidade nessa etapa de ensino é por meio de podcasts produzidos por equipes de alunos.  Essa estratégia busca criar o repertório para o desenvolvimento das habilidades de leitura e pesquisa, para a criação dos temas que serão abordados pelos grupos, de interação entre os pares e de desenvolvimento da oralidade, especialmente na sua fase de produção.


Ao fazer pesquisas na mídia digital ou impressa, na biblioteca da escola ou entrevistando familiares, os estudantes são incentivados a apresentarem comentários sobre temas relevantes para a sociedade e que estão em pauta naquele momento, dicas culturais, além de temáticas ambientais, comportamentais ou ações de cidadania e participação.  


O processo de produção permite a mobilização de diferentes saberes e competências em torno do tema escolhido pelo grupo, levando os estudantes a vivenciarem processos coletivos de acessar-ativar-construir conhecimento prévio, por meio da chuva de ideias, da coleta e da análise de dados e da problematização, em forma de itens e de perguntas e respostas.


Outro recurso bastante eficiente para o desenvolvimento da oralidade são os Literature Circles, grupos de leitura nos quais os estudantes comentam com seus colegas os capítulos de alguma obra literária.   Esses grupos podem envolver a classe toda em torno de um livro.  A habilidade de se expressar oralmente será desenvolvida, paralelamente à aquisição de vocabulário, fluência e repertório cultural.


High School

Como parte do High School, tanto em língua inglesa quanto em portuguesa, os alunos participam de inúmeros debates, apresentam seminários e projetos e colocam em pratica a aprendizagem de comunicação oral que tiveram ao longo dos anos na Maple Bear.


No projeto de empreendedorismo, o aluno vivencia experiências semelhantes às do mundo profissional, em um ambiente acolhedor e seguro. Além disso, o clube de livros traz discussões e debates semanais sobre textos e livros, seminários e apresentações de projetos - tudo a favor da expressão oral.


Ao final do High School os alunos estão aptos a participar do TOEFL.  Nesse teste eles são avaliados em reading, writing, listening e speaking.


Este texto foi inspirado na matéria da Revista The Bear, edição 16.




コメント


logo.jpg
  • Instagram
  • LinkedIn
  • Facebook

maple bear tijuca: escola bilíngue perto de você
rua afonso pena 113, tijuca - rj

 

© 2024 direitos reservados para Maple Bear Unidade Tijuca RJ Brasil

bottom of page